Nova Equipa coordenadora. Peregrino coordenador e Introspecções passadas

Ontem, passado um ano, deu por terminada a minha função como coordenador do grupo ex aequo lisboa, grupo integrante da associação juvenil, “rede ex aequo”, para jovens LGBT dos 16 aos 30 anos.

Hoje foi o Peregrino a assumir o cargo, juntamente com uma nova equipa que irá desempenhar a função durante o próximo ano. Aos cinco, e em especial ao Peg, (off course!), aqui ficam os meus votos de um excelente desempenho. O que acontecerá certamente ou não os conhece-se eu de ginjeira!

Com o fim de um período dei por mim a fazer uma retrospecção a post meus, escritos no fórum da associação, durante o ano passado. Aqui fica um deles:


"Luta Interior

Tenho consciência social e não sei o que fazer com ela.

Há milhares de crianças a morrer de subnutrição enquanto no edifício central da Onu cerca de 1140 indivíduos passam horas, dias, semanas e anos, a falar da pobreza mundial, sem nada fazer…. 1140 pessoas num edifício que custa 10 milhões de euros por ano só a manter…a falar de pobreza.

Um miúdo morre de subnutrição a cada cinco segundos.


Calço 1 ténis. Um miúdo morre.

Inspiro fundo. Um miúdo morre.
Olho para a parede e penso. Espera. 25 segundos. Quantos é que já morreram?

Dou por mim a preso a imagens que não desejo ver. Ao almoço. Ao andar pela rua... Que raiva tenho por vezes de sentir-me em mim.

Quando um dos meus amigos morreu, ocorreu-me mais tarde: do momento da colisão até ao seu último suspiro cerca de outros 8100 foram com ele.
Foi um acidente. É tudo um acidente. Mas quantos morrem a desejar que as coisas tivessem sido diferentes? Que vidas não estão dependes de outras?

E eu meto-me no pc a escrever sobre isso… uma máquina que me custa talvez 2 euros por dia, quando meio mundo ganha menos que isso ao dia…

E porquê é que raio isso me preocupa? Queixo-me porquê? Como me posso queixar? Como é que posso dizer que o que digo tem algum significado?! Que o que sinto merece alguma atenção face a tudo o resto?

Preocupo-me com os meus amigos que passam por momentos difíceis…

Mas 3 biliões de pessoas vão passar o dia a beber água não potável, se conseguirem alguma…
E eu quero preocupar-me com tudo e todos… mas como posso?
Aonde é que eu posso delinear uma linha?... Aquelas pessoas merecem piedade. Aquelas merecem ser chamadas à atenção.

Talvez seja eu que precise de uma chamada de atenção para parar de me preocupar tanto.

A mim deram-me o mundo de bandeja. Porquê? Porquê é que eu mereço uma bandeja quando há pessoas cujas refeições parecem-se com os restos que deixo no prato?

Gostaria de dizer que não quero nada. Dizer que renego tudo o que tenho. Que o conseguiria fazer.

Mas não acho que consigo…. Gosto dos meus privilégios e isso incomoda-me.

Porque é que tenho uma consciência social?


8100 crianças devem ser morrido enquanto eu me entretenho a pensar sobre elas.

Escrevo esta linha. Um miúdo morre..."



Aproveito para pedir: Junte-se a mim na luta contra a Fome Mundial! (clique no link)

Obrigado.

0 Cool People:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial