O Ataque Mandarim

É um facto a ter em conta - Em menos de 20 anos a china ocupará o lugar cimeiro da maioria dos rakings de desenvolvimento económico e riqueza mundial. Nalguns casos até já ocupa.
Perante isto vamos analisar um pouco a actual situação.
Enquanto ocidentais desta era contemporânea há muito que caímos na tendência de virar as costas ao oriente e de colocarmos em foco de atenção a standartização cultural americana. Verdade seja dita, a nossa Meca toma a figura de Nova York.
Para o oriente franzimos os olhos apenas para olhar com desdém para o comunismo desbotado da China ou da Coreia do Norte e saboreamos, de tempos a tempos, uma pequena amostra da cultura oriental (sobretudo japonesa, coreana e da Singapura) sob a forma de mangas, animes, artes marciais… e por aí fora. Mas se tomarmos atenção e fizermos bom uso nossa percepção, podemos bem apercebermo-nos que aquilo que nos chega às mãos e aos olhos, já vem filtrado pela própria selecção americana. Não que eu esteja a fazer qualquer tipo de denúncia a este tipo de monopólio cultural ( não estou pois não? ;) ) mas, sob um ponto de vista europeu e sobretudo português, tomando como exemplo filmes ou séries de animação como Dragonball, Sailor Moon, Pokemón e por aí fora, é possível denotar que aquilo que abraçamos como “cultura oriental” não vêm propriamente em primeira mão do oriente, mas sim do estado que mais tipifica o ocidente – os estados unidos. Ou seja, abraçamos e aceitamos por pacote aquilo que já foi cuidadosamente seleccionado sob o próprio contexto americano e aquilo que dentre dele teve maior aceitação.
E de quem é a culpa?
De ninguém realmente! Este é apenas o modo de funcionamento da actual ordem mundial.
Mas posto isto, fica-nos a dúvida - O que sabemos realmente sobre o oriente, sobretudo sobre a China?
Eu arriscaria a dizer muito pouco.
O oriente é mais do que as imagens bonitas do discovery channel e a china mais do que os restaurantes ou lojas chinesas que temos ao virar da esquina.
A Saber – A china é um país com mais de um bilião de pessoas. Ou seja, tem mais habitantes que os estados unidos e a Europa juntos que chegam apenas aos 900 e qualquer coisa milhões. Tem mais de 20 povos diferentes (neste momento só me vem à cabeça os mongóis e tibetanos mas sei que há muitos mais), todos eles com hábitos, costumes e tradições muito diferentes. Aquilo que os une, para além da imposta fronteira geo-política, é a escrita, que obedece aos mesmos caracteres (uma catrafada deles) e que compõem o alfabeto chinês. Não obstante, há na china 7 idiomas diferentes e mais de 50 dialectos, no entanto, todos têm raiz ou derivam do mandarim.
É o país que mais consome matérias-primas e o que mais produz. A sua capital, Pequim (ou Beijing como dizem os americanos), tem a maior concentração populacional do planeta. É a que mais energia consome, a que tem os maiores arranha-céus e os edifícios mais modernos. Em termos de tamanho, grandiosidade, espectaluridade de luzes e oferta de espaços de lazer e atracção, põe Nova York a um canto. E não é a única no universo oriental! A cidade nipónica de Tóquio no Japão, Seul na Coreia, ou Tawain também na china, igualam-na em quase todos os aspectos.


O mundo seria tão diferente senão fosse a dificuldade linguística e a própria história a terem criado este fosso tão grande que existe entre nós e o Oriente…
No entanto há que ser realista. A era da europa já há muito que se foi. A dos estados unidos poderá estar a acabar. Muito em breve a China tomará o lugar de maior potência mundial.

Eu diria que não será um mau investimento começar já a aprender Chinês…



Entrentanto,

Voltando ao universo youtube… mandaram-me a título de curiosidade um link para este vídeo em particular -
http://www.youtube.com/watch?v=fi0HbrhM2hg
Nada de mais. Um vídeo-progadanda americano para ser exibido nas escolas no tempo da guerra fria. Desactualizado e incorrecto no seu contexto mas bastante inocente. Serve apenas para alimentar aquilo que eu chamo de “troll talk” (conversa de troll) entre gays e homofóbicos que não levam a lado nenhum.
O problema é que me informaram que havia determinados grupos extremistas de direita nos estados unidos, equivalentes aqui ao nosso PNR a usar este e outros vídeos do género, mesmo antigos para difundir a ideia de que a homossexualidade era um sinónimo de pedofilia.
Decidi por isso intervir com uma breve e rápida contra-resposta só para não deixar o vídeo valer por si próprio.


No biggie. It was just for the fun of it :) Mas tenho que prometer a mim mesmo para parar de me meter nestas coisas. Já tive choradas de mensagens com insultos e ameaças.

6 Cool People:

«A sua capital, Pequim (ou Beijing como dizem os americanos), tem a maior concentração populacional do planeta. É a que mais energia consome, a que tem os maiores arranha-céus e os edifícios mais modernos. Em termos de tamanho, grandiosidade, espectaluridade de luzes e oferta de espaços de lazer e atracção, põe Nova York a um canto. E não é a única no universo oriental!»
Falas a sério lololololol

fevereiro 01, 2008 10:40 da tarde  

Gostei de ler o teu blog, é certo que vou continuar!

*

fevereiro 08, 2008 11:03 da manhã  

Anónimo, Diz-me quem esteve em ambas as cidades e teve a oportunidade de estabelecer meios de comparação.
Agora, fascinio de uma em detrimento de outras é outra coisa.

fevereiro 08, 2008 9:54 da tarde  

http://mirandelagay.blogs.sapo.pt

Um Blog interessante e um pouco hard core que espera uma visita tua...

Obrigado!!!

Excelente blog!!!

fevereiro 18, 2008 12:37 da manhã  

Gostei particularmente das tuas palavras proferidas nos vídeos, e certamente vou ler mais coisas.

Congrat's! :)

**

fevereiro 18, 2008 10:45 da tarde  

Excelente video-resposta David. imagino que não seja nada facil receber essas mensagens insultuosas, mas ao mesmo tempo ficamos a perceber o quão importante é continuar a desmistificar estes temas.

Abraço

fevereiro 25, 2008 11:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial