Memorial a Gisberta

“Quem é Gisberta?” Poderão perguntar mentes inconscientes do que se passa ao seu redor. Primeiro que tudo, Gisberta já não é. Foi.
Imigrante, transexual, seropositiva, toxicodependente, prostituta e sem-abrigo. Substantivos pelo qual a sociedade tende a sentir repulsa, levando-os a cair no alvo do preconceito, da discriminação ou da indiferença. Gisberta tinha-os a todos e isso colocava-a numa posição de extrema fragilidade; um ser susceptível a ser vítima daquilo que se entende por crimes de ódio.
Gisberta morreu pelas mãos de um conjunto de 14 rapazes, entre os dez e 16 anos, a maior parte deles provenientes de uma instituição de acolhimento de menores da cidade do Porto ligada à Igreja Católica. Fez um ano em fevereiro que morreu e a sua triste história deu azo a uma série de discussões polémicas sobre a criminalidade juvenil e a intolerância social. Agora várias associações LGBT’s nacionais pretendem reivindicar à Câmara Municipal do Porto, através da recolha de assinaturas, que se preste uma homenagem à Gisberta através de um memorial.
E daqui partem questões interessantes que vale a pena reflectir. Primeiro, que razões há que suscitem o interesse em se promover esta iniciativa? Serão elas fortemente justificáveis para exigir tal reivindicação? Será pertinente tornar Gisberta numa mártir? Há quem avoque que não.
Mas uma coisa é certa. Os acontecimentos ligados à sua morte não devem ser ignorados. Os resultados de um crime tão bárbaro (que ficou impune) aclamam que sejamos todos constantemente chamados à atenção sobre os perigos da discriminação e dos direitos ainda em falta. É importante lembrar que Gisbertas há todos os dias, e que a Les-Bi-Gay-Transfobia mata em Portugal de muitas maneiras.
Serão essas razões suficientemente fortes que se justifique a construção de um memorial? A resposta ficará ao critério de cada um.

Se esta questão te interessa e pretendes dar o teu nome à causa, procura informar-te em algumas associações LGBT como a "@trans” ou as "Panteras Rosas" sobre este projecto.

E se querem saber, eu por acaso assinei.

David

0 Cool People:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial