Habitar Portugal 2003/ 2005

Mostra de obras de arquitectura construídas por arquitectos portugueses, em Portugal e no estrangeiro, entre 2003 e 2005. Esta proposta leva-nos a habitar um país e apresenta-nos como missão da arquitectura a criação de condições de vivência, quer no espaço privado quer no domínio social.

A exposição propõe uma síntese do universo da arquitectura portuguesa: da pequena à grande intervenção, da habitação unifamiliar ao complexo residencial colectivo, do espaço privado ao público. Dá-se a conhecer cerca de vinte obras de arquitectos portugueses, construídas em Portugal (essencialmente na região Centro) e no estrangeiro (em Macau, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Áustria e Bélgica), entre 2003 e 2005. A selecção dos projectos é da responsabilidade de um conjunto de
personalidades do mundo da arquitectura. Foi processada a nível regional, possibilitando identificar as diferentes realidades arquitectónicas do nosso país. Estão representadas, entre outras, obras dos arquitectos Álvaro Siza e Gonçalo Byrne, Eduardo Souto Moura, Manuel Graça Dias e José Egas Vieira, e Nuno Brandão Costa.

Com o sol de ontem, decidimos tirar a tarde só para nós. Gastarmos as horas só em nós. Tinha sugerido o world press photo, mas como ultimamente, o tema que mais nos ocupa é habitação, mudámos de tema e rumámos até ao Habitar Portugal.

De entre muitas maquetes sublimes, havia outras que nos pareciam um atentado ao bom gosto. Sim, ficou comprovado que o betão armado é "a" matéria-prima do século XXI. Tudo bem, com todas as outras matérias-primas carissimas, para as obras de hoje em dia, o betão é um verdadeiro pau de dois bicos, útil mas, por vezes, tosco.
O que interessa, é que não há nada que desculpe 30 metros de altura de puro betão em tom laranja-tangerina ou azul céu, mesmo que o edificio se chame - teatro azul.
Descurando estes aspectos agri-doces, a exposição foi muito boa. O ccb apesar, de feio, tem muitos recantos a descobrir.

Obrigado pela tarde [e pelos pasteis de belém, que devoramos como se não houvesse amanhã]

0 Cool People:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial